Como adestrar um cachorro filhote?

Um cachorro filhote passou a fazer parte de sua família? Então é importantíssimo aprender como adestrar esse cachorro, com o objetivo de inserir bons hábitos na rotina do animal.

Um cachorrinho passou a fazer parte de sua família? Então é importantíssimo aprender como adestrar esse cachorro, com o objetivo de inserir bons hábitos na rotina do animal.

Ensinar onde fazer xixi, que não pode roer objetos e outros truques importantes, ajudará na convivência do animal com a família.

De modo que, seu cachorro filhote possa ser integrado ao cotidiano familiar com naturalidade e sem trazer prejuízos para o lar.

Adestrar requer paciência e continuidade

Antes de mais nada, é importante destacar que, para adestrar um cachorro filhote você vai precisar se dedicar.

O animal aprende conforme as instruções são diariamente reforçadas. Por isso, é importante que você estimule seu cachorro filhote a repetir diariamente os comportamentos desejados.

São necessários vários dias seguidos de adestramento para que o animal apresente as respostas desejadas.

Por isso, você precisa se comprometer a iniciar o adestramento e continuar se dedicando ao processo de forma integral.

Justamente para que o animal possa compreender os estímulos e começar a se comportar conforme o esperado.

Ensine a fazer as necessidades no lugar certo

Um dos primeiros passos do adestramento de seu cachorro filhote deve ser ensinar a usar o lugar certo para fazer as necessidades.

Tendo em vista que, isso evita até mesmo acidentes. Afinal, alguém pode escorregar em poças de xixi espalhadas pela casa.

Atualmente, é possível encontrar no mercado produtos que ajudam no adestramento, por serem odorizadores que indicam ao animal o lugar de fazer xixi.

Ter um local longe de onde o animal come e dorme, preparado e com odorizador para indicar que é o banheiro de seu cachorro, facilita o adestramento.

Os animais sempre usam esse espaço após as refeições. Por isso, um filhote em adestramento pode ser colocado em um pequeno espaço após comer.

Para que ele acerte o lugar de fazer as necessidades. Quando o animal acertar, comemore e dê um petisco. Quando não ocorrer acerto, ignore e não limpe o local na frente do filhote, também não o repreenda.

Ensine os truques aos poucos

Seu cachorro filhote assimila poucos aprendizados por dia. O ideal é não ensinar muitos comandos de uma só vez.

Isso pode dificultar o adestramento ao invés de agilizar como você gostaria. Ensine um truque por semana, sempre reforçando para seu cachorro, que ele está acertando.

A cada acerto, comemore e dê um petisco que ele gosta. Parabenize e faça seu cachorro entender que esse é o comportamento esperado ao oferecer o petisco.

Somente quando perceber que o animal aprendeu aquele truque, é hora de passar a ensinar outro truque. O adestramento de um animal requer paciência. 

Nunca seja violento com seu cachorro filhote

É comum ficar frustrado ou perder a paciência quando algo não ocorre como o esperado. Mas isso não te dá o direito de ser grosseiro ou violento com seu cachorro.

Lembre-se que, o adestramento ocorre pelo reforço positivo, que é a comemoração e entrega do petisco.

Portanto, não desconte essa frustração ou insatisfação em seu animal, o ideal é que você entenda que alguns erros vão acontecer no processo e que tudo está bem e no ritmo ideal.

Ensine um truque por vez até que seu cachorro filhote aprenda o que está sendo ensinado e adote o comportamento esperado.

Samuel Castro
Você ama animais? Que tal trabalhar com o que ama e ainda ser bem remunerado por isso?
Compre o curso mais completo de Tosador do Brasil pagando menos que em uma apostila.

Promoção de R$ 127,00 por apenas R$97,00.
em até 12x de 12,37 no cartão

Estamos com vagas abertas para o Curso de Banho e Tosa do Zero ao Avançado! Clique aqui para saber mais.